Postagens populares

terça-feira, 31 de maio de 2011

São João

Junho é um mês festivo, alegre e colorido por:
Arraiais;
Quadrilhas;
Fogueiras, que anunciam ao mundo o nascimento de João;
Músicas;
Comidas típicas como: arroz doce, canjica, pé-de-moleque, cocadas, milho cozido, amendoim cozido, bolos de fubá, tapioca, aipim, etc;
Bebidas como: licor de jenipapo, quentão, batidas de frutas.



                                    















                                               Vamos la começa a pular!!
                                                       Esta na hora das noivas começarem a se arrumar para pulara fogueira!




 Significado da palavra são joão:

João Batista, Apóstolo que batizou Jesus Cristo no Rio Jordão e que por pregar o Evangelho com grande sabedoria, a igreja O considerou Santo de Deus. João Batista VIVIA no DESERTO, vestia-se com pele de carneiro e alimentava-se de mel e gafanhotos. Era conhecido como “A voz que clamava no deserto”. Segundo a Bíblia, veio preparar o caminho de Jesus, na difícil tarefa de libertar-nos do pecado e da morte eterna.
Comemora-se o seu nascimento no dia 24/25 de junho, com muita festa.






 significado da palavra fogueira:



A fogueira é 1 herança pagã ,que era usada pra espantar os demônios da fome e pestes na época de colheita.

 Significado das palvras balão e bandeiras:


Balão é 1 oferenda aos céus pra agradecer pedidos realizados.
E as bandeiras pra enfeitar para os santos homenageados....




As musicas  do são joão   divertem todos!

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.



PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.

A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.

E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.




BALÃOZINHO 

Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.

Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.

Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.




SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.

Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.

Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.



PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho

Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.

Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.

CAI, CAI, BALÃO

Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.



BALÃOZINHO
Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe,
vou pra casa dos meus pais.
Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto
e daí você não sai.
Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas,
o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho,
amarrado num cordão.



CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA
(Lamartine Babo)

Chegou a hora da fogueira.
É noite de São João.
O céu fica todo iluminado,
fica todo estrelado,
pintadinho de balão.
Pensando na cabocla a noite
também fica uma fogueira
dentro do meu coração.
Quando eu era pequenino,
de pé no chão,
recortava papel fino
pra fazer balão.
E o balão ia subindo
para o azul da imensidão.
Hoje em dia meu destino
não vive em paz.
O balão de papel fino
já não sobe mais.
O balão da ilusão
levou pedra e foi ao chão



ISTO É LÁ COM SANTO ANTÔNIO

(Lamartine Babo)
Eu pedi numa oração
ao querido São João
que me desse um matrimônio.
São João disse que não,
São João disse que não,
isto é lá com Santo Antônio.
Implorei a São João
desse ao menos um cartão
que eu levasse a Santo Antônio.
São João ficou zangado.
São João só dá cartão
com direito a batizado.
São João não me atendendo
a São Pedro fui correndo.
No portão do paraíso
disse o velho num sorriso:
"Minha gente eu sou chaveiro,
nunca fui casamenteiro".



PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
(Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago)


Antônio ia se casar,
Com a filha de João
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.
A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.

E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira. 



No Recreio

Nando Reis

Composição : Nando Reis
Quer saber quando te olhei na piscina
se apoiando com as mãos na borda
fervendo a água que não era tão fria
e um azulejo se partiu
porque a porta do nosso amor estava se abrindo
e os pés que irão por esse caminho
vão terminar no altar
Eu só queria me casar
com alguém igual a você
E alguém igual não há de ter
então quero mudar de lugar
eu quero estar no lugar
da sala pra te receber
na cor do esmalte que você vai escolher
só para as unhas pintar
quando é que você vai sacar
que o vão que fazem suas mãos
é só porque você não está comigo?
só é possível te amar...
seus pés se espalham em fivela e sandália
e o chão se abre por dois sorrisos
virão guiando o seu corpo que é praia
de um escândalo, charme macio
que cor terá se derreter?
que som os lábios vão morder?
vem me ensinar a falar
vem me ensinar ter você
na minha boca agora mora o teu nome
é a vista que os meus olhos querem ter
sem precisar procurar
nem descansar e adormecer
não quero acreditar que vou gastar desse modo a vida
olhar pro sol, só ver janela e cortina
no meu coração fiz um lar
o meu coração é o teu lar
e de que me adianta tanta mobília
se você não está comigo?
só é possível te amar
ouve os sinos, amor
só é possível te amar
escorre aos litros o amor






Sanfoneiro, Puxa Esse Fole

Ai que cheirinho que cheirinho bom,
Vem meu dengo vem meu nego teu cheiro me dá tesão.
Ai que chamego gostoso que chamego bom,
Vou chamegando com meu bem nesse forrozão. (2x)
Aqui tá bom, tá pra lá de bom dançando agarradinho no embalo do arrasta-pé.
Chora sanfona que eu tô no rala e rola é nesse bate-coxa me embreago de paixão.
Sou uma muleca bem safada e sapeca eu sou a levada da breca e cheia de tesão.
Olha meu nego vê se não brinca comigo porque pra baixo do umbigo: segura peão.

Sanfoneiro puxa esse fole, puxa esse fole que o forró tá mole.
No xenhenhém, xenhenhém, xenhenhém,
É dançando agarradinho que eu me sinto bem.
No xenhenhém, xenhenhém, xenhenhém,
Vou dançando agarradinho junto com meu bem.

Ai que cheirinho que cheirinho bom,
Vem meu dengo vem meu nego teu cheiro me dá tesão.
Ai que chamego gostoso que chamego bom,
Vou chamegando com meu bem nesse forrozão.
Sanfoneiro puxa esse fole, puxa esse fole que o forró tá mole.
No xenhenhém, xenhenhém, xenhenhém,
É dançando agarradinho que eu me sinto bem.
No xenhenhém, xenhenhém, xenhenhém,
Vou dançando agarradinho junto com meu bem.

Seta




A Bela e a Fera

Zé Geraldo

Composição : Zé geraldo
Eu pego o telefone, começo a discar
Com meu broto lindo, eu vou querer falar
Já não sei nem quanto tempo não a vejo
Dar-lhe muitos beijos esse é todo meu desejo
E o alô que atende é como um trovão
Eu sei que é o pai dela, o coroa é um leão
Dizem que ele é bom, bom até demais
Se casar com a filha ele vai me deixar em paz
Mas eu que casamento não posso encarar
Desligo o telefone, já não quero mais falar
Sei que algum dia com ela encontrarei
E então muitos beijos enrustidos lhe darei
Eu pego o telefone, começo a discar
Com meu broto lindo, eu vou querer falar
Já não sei nem quanto tempo não a vejo
Dar-lhe muitos beijos esse é todo meu desejo
E o alô que atende é como um trovão
Eu sei que é o pai dela, o coroa é um leão
Dizem que ele é bom, bom até demais
Se casar com a filha ele vai me deixar em paz
Mas eu que casamento não posso encarar
Desligo o telefone, já não quero mais falar
Sei que algum dia com ela encontrarei
E então muitos beijos enrustidos lhe dar





Forró Na Casa Do Seu Zé Dona Rubina

Veja mais letras do artista
Enviar correção
Foi no forró na casa do seu zé
Que eu conheci aquela mulher que tomava pinga de raíz
Sua beleza chamou minha atenção
Ela tinha a perna torta mas um baita de um cuzão
Eu criei coragem e levantei daquela mesa
Tomei um gole de pinga pra ficar mais na firmeza
E o forró tava rolando e eu dizia: ?que beleza!!!?
É hoje, que eu me caso com essa nega

Refrão:
Neeeeeeeega! será que a gente vai casar?
Neeeeeeeega! será que a gente vai casar?
Neeeeeeeega! será que a gente vai casar?
Neeeeeeeega! será que a gente vai casar?

Disse Chicó quando de ciúme estremeceu
Que quem mexer com sua nega ele vai meter logo a
peixeira
Mas eu não sou besta, não vou dar de cuzão
Vou levar ela pra fora que é pra não chamar a atenção
E aquela sacanagem e eu apertando suas tetas
E ela tava me gritando que Chicó tá na espreita
E ele não é corno manso, tu arrumou a maior treta
É hoje, que me capam com a pexeira

Refrão:
Neeeeeeeega! será que a gente vai casar?
Neeeeeeeega! será que a gente vai casar?
Neeeeeeeega! será que a gente vai casar?
Neeeeeeeega! será que a gente vai casar?

Chãode giz

Chão de Giz é um dos clássicos do cantor e compositor Zé Ramalho, uma das músicas mais belas e que emociona aqueles que a ouvem. É interpretada pelo cantor, mas existe uma versão gravada por ele e sua prima Elba Ramalho que deixou a música ainda mais perfeita. Muitos jovens e até pessoas mais experientes não tiveram a oportunidade de ouvir a incrivel letra de Chão de Giz, para esses aí vai na íntegra a letra da música Chão de Giz de Zé Ramalho.
“Eu desço dessa solidão, espalho coisas sobre um chão de giz
Há meros devaneios tolos a me torturar
Fotografias recortadas em jornais de folhas, amiúde
Eu vou te jogar num pano de guardar confetes
Eu vou te jogar num pano de guardar confetes
Disparo balas de canhão é inútil, pois existe um grão vizir
Há tantas violetas velhas sem um colibri
Queria usar uma camisa de força ou de Vênus
Mas, não vou gozar de nós apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom
Agora pego um caminhão, na lona vou a nocaute outra vez
Pra sempre fui acorrentado no seu calcanhar
Meus vinte anos de “boy, that’s over, baby”, Freud explica
Não vou me sujar fumando apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom
Quanto ao pano de confetes já passou meu carnaval
E isso explica porque o sexo é assunto popular
No mais estou indo embora
No mais estou indo embora
No mais…
Mais...
 
 
Letra da musica O Punhal da Vingança:

"Tereza e José se amavam

Mas os pais dela obrigaram

De José se separaram

E quando os dois se apartaram

Pra nunca mais se casar

Num longo abraço juraram

Um punhal pra cada um e guardaram

Com um trato feito: Se um dos dois se casasse um dia

O outro tinha o direito de chegar

Fosse onde fosse e cravar o punhal no peito

José foi estudar pra padre, Tereza também mudou

Passados quatorze anos os pais a filha obrigou

A casar com um velho rico contra o gosto ela casou

Na hora do casamento, Tereza não conheceu

Que o vigário era o José que os uniu perante Deus

E ao lhe dar os parabéns junto um presente lhe deu"



Quando chegaram na porta da igreja

Emocionada o presente ela abriu

Dentro encontrou o punhal que um dia

Ela entregou ao amor que partiu



Reconheu que o vigário era aquele

Que no passado punhal ela deu

Quis o destino que ele viesse

Unir a outro amor que era seu



Junto ao punhal encontrou um bilhete

Onde Tereza releu a chorar

Guarde contigo o punhal da vingança

Porque não quero de ti me vingar



Seja feliz e esqueça o passado

Peço por Deus para dar lhe um olhar

Fique com o mundo que eu fico com Deus

Porque com Deus aprendi a perdoar



Os convidados não compreendia

Qual o segredo de sua grande dor

Somente ela sabia que havia

Sobre este punhal uma jura de amor



Pegando firme o punhal da vingança

Com desespero seu peito cravou

Enquanto o sino da igreja batia

Ali Tereza sem vida tombou



Letra da música Chão de Giz de Zé Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário